www.milenacastro.com.br

9 de dezembro de 2009

É BRINCADEIRA!

muuuuito brava! Recebi ontem um comunicado enviado pela associação da qual faço parte ABRAMUS, que junto ao Ecad alerta compositores da real situação em que se encontra a cultura brasileira. Parece piada, mas quem deve nos garantir subsídios para que recebamos nossos direitos sobre execuções de obras editadas, está simplesmente fazendo o oposto. Nosso querido Ministro da Cultura, revelando sua completa falta de compromisso com o dever jurídico e interesse na proteção da cultura, chegou ao cúmulo de editar um parecer em que desautoriza e questiona a cobrança de direitos autorais frente a estabelecimentos hoteleiros, tendo como pretexto a nova lei do turismo. Como? Como é possível um parecer sobre uma lei, que desrespeita uma outra lei, que foi conquistada com muita luta! E veio do Ministro! Sr Juca Ferreira, por favor não nos tire um direito conquistado, a arrecadação dos direitos autorais no nosso país já é feita de uma forma arcaica e falha, posso citar em uma mão os locais que trabalho que são fiscalizados pelo Ecad, (apenas 1 na verdade), mas por mais mal feita que seja é o que temos. E quanto maior o estabelecimento menor a fiscalização, infelizmente é assim!.
Tem mais gente, ao que consta o MinC vem recomendando a segmentos de usuários que não paguem direito autoral aos autores, especialmente aos exibidores cinematográficos.
Também acho que temos que aumentar o fluxo de viagens, precisamos movimentar esse mercado tão pouco explorado em nosso exuberante país, precisamos de leis que deem suporte aos estabelecimentos hoteleiros, mas a cultura não pode pagar esse preço! A música é um dos nossos maiores patrimônios culturais, se não for o maior! Enquanto os países de primeiro mundo combatem radicalmente a pirataria o Ministro da Cultura do Brasil, recomenda que não se pague direito autoral... É BRINCADEIRA!