www.milenacastro.com.br

30 de outubro de 2009

LEI DE INCENTIVO À CULTURA

Oi gente...
No nosso querido Brasil, todos nós vivemos algumas injustiças que resultam de leis ou regras malfeitas, que por si propiciam uma deturpada inversão de valores. Existe uma lei: A lei de incentivo à cultura, excelente meio para que o artista que não pode "bancar" o custo de seu projeto, consiga a verba para tal. Ótimo se funcionasse assim, a realidade é bem diferente. Vocês não acham que artistas famosos, muito ricos, reconhecidos mundialmente, não podem arrecadar patrocínios ou fundos de grandes empresas particulares? Mas essa é a grande maioria que desfruta da lei. E vemos grupos de teatro pagando para se apresentar, artistas de talento vendendo o próprio instrumento pra produzir um CD, artistas plásticos morrerem no desconhecimento, pois não conseguem difundir suas obras, e gente muito rica e famosa lançando DVD e saindo em tournê o ano inteiro com o dinheiro que na "democrática teoria" é destinado a "todos" artistas brasileiros capazes de divulgar a cultura brasileira. Será que só é cultura o que a Maria Bethania e a Fernanda Montenegro fazem? A lei não deveria existir para divulgar principalmente o que é desconhecido?
Ainda me colocaram (já saiu) um ministro da cultura baiano, que só levava artistas baianos p/ tournês no exterior. Nada contra um Ministro que vai pro Planalto de sandália de couro e dread na cabeça, mas quem tem essa política de "vamos ajudar só a quem nasceu onde a gente nasceu", não está preocupado com justiça.
Não falo só por mim, me revolto por todos, acredito que já é uma grande vitória essa lei existir, mas ela só funciona muito bem pra quem não precisa, todo mundo sabe que é muito difícil conseguir patrocínio pra o que quer que seja no nosso país, mas isso também é herança da falta de leis que incentivem empresas a patrocinar a nossa arte.
Te convido agora para refletir sobre essas questões só mais um pouco... sem sacanagem tá!
...mas a gente tem que dar pra quem pra conseguir alguma coisa?
BEIJO A TODOS