www.milenacastro.com.br

22 de outubro de 2009

Reflexão

Quero desabafar, dividir com vocês o meu descontentamento em relação ao universo musical, que todo mundo sabe que é ingrato, mal pago, desumano as vezes, mas essa é o legado de todos aqueles que trabalham com arte.
Estou nesse meio há quase 15 anos e ainda passo por cada uma dessas fases, quando você acha que superou o começo difícil da profissão, alguma coisa acontece pra dizer: "óh fica na sua, isso aqui é vida de músico e não conto de fadas".
Cantar é minha vida, faço e me dedico com tal prazer a ponto de me pegar cantarolando no carro na volta p/ casa depois de um trabalho de 5 horas. Mas quero dizer que poderia ser bem mais fácil. Poderia ser pago justamente ao músico o couvert cobrado pelas casas onde ele se apresenta, poderia ser dada a devida notoriedade a quem realmente tem talento e não a quem tem o "jabá" ou é bonitinho, poderiam ser estabelecidas algumas regras para o bom convívio entre músicos e contratantes. Nos hospedam em lugares sujos, nos dão "raspa" de arroz p/ comer no final de uma noite suada de trabalho ( ...me deu até dor de dente), e ainda nos fazem pagar pela água que consumimos... se eu for citar todos os perrengues ficarei só em citações. Mas é claro que muitos colegas de profissão abusam do fato de trabalharem com arte e só por isso se sentem extraordinários... mas não falo desses, estou em defesa dos "operários" da música.
Caramba! Porque é tão difícil e caro colocar uma música numa rádio? Não entendo! O quesito básico não deveria ser a qualidade do produto? Hoje a produção de um bom CD não fica menos de 30 mil reais, conheço bons artistas que venderam casa, carro, perderam tudo pra gravar. E não conseguem cobrar 20,00 reais por CD, porque quem quer comprar pra "ajudar" reclama do valor.
Uma rádio muito ouvida aqui em São Paulo, mas nem por isso boa, cobra aproximadamente 10 mil reais p/ tocar 1 faixa do CD 3 vezes ao dia.
Será que a gente já tem que nascer famoso, filho de gente importante ou rico? Quem nos dará oportunidade?
As rádios e tvs do nosso país estão infectadas pelas mentes mercenárias e o povo abraça. Claro, o ouvinte não tem culpa de não ter cultura, porque toca tanta tranqueira que a gente se acostuma, é "osmose", entra na cabeça e a gente sai cantando. Me desculpem aqueles que não pensam como eu, é só a minha opinião, também sou brega, escrevo letras ruins, só acho que deveria ter espaço também para o que tem qualidade. A música deixou de ser cultura, agora é entretenimento, se arrastar uma multidão para algum lugar é notícia e vira sucesso. E aí todo mundo sai dando aqueles gritinhos e "jogando" o cabelo num movimento brusco p/ chão, se achando na moda.
Rsrsrs.... Estávamos eu e minha banda semana passada tocando samba, num evento de samba, e me chega uma moça bonita, educada, pedindo Michael Jackson!!! É mole?
A falta de noção está em todos os lugares salve-se quem puder!
Até a próxima!